domingo, 25 de julho de 2010

Truques do tempo da vovó

Primeiramente queria registrar os meus desejos de felicidades para minha prima Ana Clara...Feliz Niver prima!!!
Então,

Como ja escrevi antes,nós mamães de 1ª viagem temos que ter muito jogo de cintura para lidar com os palpites e com as dicas da vovó...existem coisas que não são válidas nos dias de hoje como eram a 50 anos atrás.Mas eu na minha pouca experiencia,aprendi que certas coisas valem a vida inteira e vale a pena tentar.
Vou postar algumas coisas que funcionaram muito bem comigo e com a Julia...
  • “Enrolar a criança como um charutinho, em um cueiro, é muito bom para acalmá-la”,  essa técnica proporciona para os bebês a sensação que tinham quando estavam no útero.
  • Outro jeito de acalmar a criança é sussurrar no ouvido. “O barulho é similar ao som do sangue correndo nas veias da mãe. Se fizer esse truque, ele será o bebê mais feliz do mundo”, Hoje existe um consenso entre as técnicas que vem do tempo da vovó e as orientações dos pediatras. “Ambas visam o bem-estar do bebê”,  Mas a época da vovó também carrega alguns mitos que devem ser abolidos, como substituir o leite materno por leite de lata. “Em outras épocas, as mulheres acreditavam que o de lata era mais nutritivo que o materno e não amamentavam os filhos”,
    A Julia teve que tomar NAN nos dois 1º dias,pois meu leite demorou um pouco para descer,mas saía um pouco então reforçava com o NAN,e até hoje que o pedi mandou eu dar NAN sempre que quiser reforçar as mamadas dela,recorro a uma dica infalivel da vovó,pois a Julia é ressecadinha e isso ajuda muito: 
  • Colocar uma pontinha de manteiga nas mamadeiras.Resolveu meu problema!
  • Funchicorea: A Funchicórea é um pó fitoterápico encontrado em qualquer farmácia. É indicado para as cólicas e prisão de ventre dos recém-nascidos e não apresenta contra-indicações nas doses recomendadas.
  • Chá de camomila para aliviar a prisão de ventre:A camomila contém compostos que funcionam como antiespasmódicos, aliviando a dor de barriga.

     Indicação: Para crianças liberadas pelo pediatra para o consumo de outros líquidos além do leite materno. Não há Riscos!
  • Aspirador Nasal: Ahh que maravilha.Não sabia como funcionava direito,mas quando a Julia realmente ficou congestionada,usei e deu super certo.Ela odeia,mas depois que eu usava,ela dormia tranquilamente.
    Mas existem também os remédinhos da vovó,que hoje sabemos que não se deve usar nos bebês,um exemplo é o mel...
    ste alimento é uma fonte potencial de transmissão do botulismo, principalmente pela deficiência de fiscalização nas propriedades produtoras do mel in natura. A criança durante os primeiros anos da vida ainda está adquirindo a imunidade necessária para protegê-la de microrganismos patogênicos como o Clostridium botulinum, que causa o botulismo. (Sillos & Fagundes, 2007).




    O botulismo ocorre quando há a ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção da toxina. A ausência da microbiota de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina na luz intestinal. Essa transmissão ocorre com maior freqüência em crianças com idade entre 3 e 26 semanas – motivo pelo qual foi inicialmente denominado botulismo infantil (Guia de vigilância epidemiológica, 2005).

    UM PERIGO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário