Truques da Vovó que funcionam

Como ja escrevi antes,nós mamães de 1ª viagem temos que ter muito jogo de cintura para lidar com os palpites e com as dicas da vovó...existem coisas que não são válidas nos dias de hoje como eram a 50 anos atrás.Mas eu na minha pouca experiência,aprendi que certas coisas valem a vida inteira e vale a pena tentar.




Vou postar algumas coisas que funcionaram muito bem comigo e com a Julia...



“Enrolar a criança como um charutinho, em um cueiro, é muito bom para acalmá-la”, essa técnica proporciona para os bebês a sensação que tinham quando estavam no útero.





Outro jeito de acalmar a criança é sussurrar no ouvido. “O barulho é similar ao som do sangue correndo nas veias da mãe. Se fizer esse truque, ele será o bebê mais feliz do mundo”, Hoje existe um consenso entre as técnicas que vem do tempo da vovó e as orientações dos pediatras. “Ambas visam o bem-estar do bebê”, Mas a época da vovó também carrega alguns mitos que devem ser abolidos, como substituir o leite materno por leite de lata. “Em outras épocas, as mulheres acreditavam que o de lata era mais nutritivo que o materno e não amamentavam os filhos”,



A Julia teve que tomar NAN nos dois 1º dias,pois meu leite demorou um pouco para descer,mas saía um pouco então reforçava com o NAN,e até hoje que o pedi mandou eu dar NAN sempre que quiser reforçar as mamadas dela,recorro a uma dica infalível da vovó,pois a Julia é ressecadinha e isso ajuda muito:







Colocar uma pontinha de manteiga nas mamadeiras.Resolveu meu problema!



Funchicorea: A Funchicórea é um pó fitoterápico encontrado em qualquer farmácia. É indicado para as cólicas e prisão de ventre dos recém-nascidos e não apresenta contra-indicações nas doses recomendadas.





Chá de camomila para aliviar a prisão de ventre:A camomila contém compostos que funcionam como antiespasmódicos, aliviando a dor de barriga.





Indicação: Para crianças liberadas pelo pediatra para o consumo de outros líquidos além do leite materno. Não há Riscos!


Aspirador Nasal: Ahh que maravilha.Não sabia como funcionava direito,mas quando a Julia realmente ficou congestionada,usei e deu super certo.Ela odeia,mas depois que eu usava,ela dormia tranquilamente.

Mas existem também os remédinhos da vovó,que hoje sabemos que não se deve usar nos bebês,um exemplo é o mel...

Este alimento é uma fonte potencial de transmissão do botulismo, principalmente pela deficiência de fiscalização nas propriedades produtoras do mel in natura. A criança durante os primeiros anos da vida ainda está adquirindo a imunidade necessária para protegê-la de microrganismos patogênicos como o Clostridium botulinum, que causa o botulismo. (Sillos & Fagundes, 2007).


O botulismo ocorre quando há a ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção da toxina. A ausência da microbiota de proteção permite a germinação de esporos e a produção de toxina na luz intestinal. Essa transmissão ocorre com maior frequência em crianças com idade entre 3 e 26 semanas – motivo pelo qual foi inicialmente denominado botulismo infantil (Guia de vigilância epidemiológica, 2005).



UM PERIGO!!!!